Rua União da Vitória, 66 - Bairro Jardim Miniguaçu
Francisco Beltrão/Sudoeste do Paraná
(46) 3523-6507/ Cep 85.601-070
www.fiepr.org.br/sindicatos/sindimadmov
sindimadmov@hotmail.com
O presidente do Sindimadmov de Francisco Beltrão, Edgar Behne, viajou para a Alemanha para conhecer as fábricas da Hettich. A oportunidade surgiu no ano passado, durante o 4° Congresso Moveleiro, que aconteceu em Curitiba. O presidente participou do evento, no qual a empresa Bigfer realizou um concurso, em parceria com a marca alemã.
O desafio era completar a seguinte frase: “Eu uso as ferragens Hettich porque...”. A melhor frase, escolhida pelos organizadores do concurso, ganharia como prêmio a viagem para a Alemanha para visitar as dependências da produção.
Behne escreveu: "Eu uso as ferragens Hettich porque são fundamentais para que os nossos móveis ajudem as pessoas a viverem melhor no seu dia a dia". Com esta frase, ele venceu o concurso e teve a oportunidade de passar uma semana no país europeu para identificar novas oportunidades e tecnologias que podem ser aplicadas aqui no Brasil.
“O que eu já conheço de fábricas da Alemanha é que eles têm um nível de automação muito maior do que o nosso. Então, essa viagem serviu para que eu pudesse observar o que eles estão fazendo e comparar com o que estamos aplicando aqui. Verifiquei o que existe de tão diferente entre a indústria de lá e a nossa daqui, além de identificar o que pode ser implementado no nosso setor”, explica Behne.
O presidente do Sindimadmov acredita que existem vários aspectos sobre a forma de trabalho dos alemães que podem funcionar muito bem para as indústrias brasileiras. De acordo com ele, o que falta é informação. Por isso, a viagem que ele fez é importante para todo o setor. “Às vezes são coisas simples, como alguns dispositivos já criados que nós não estamos utilizando aqui, mas temos condições de usar”, completa.