Rua União da Vitória, 66 - Bairro Jardim Miniguaçu
Francisco Beltrão/Sudoeste do Paraná
(46) 3523-6507/ Cep 85.601-070
www.fiepr.org.br/sindicatos/sindimadmov
sindimadmov@hotmail.com
Feira Casa Brasil, em Bento Gonçalves, mostra as novidades da indústria moveleira
Karine Tavares
Conhecida como um dos mais importantes polos moveleiros do país, a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, sedia de 2 a 6 de agosto a Casa Brasil, feira de móveis que alia lançamentos de peças de design contemporâneo com seminários internacionais, mostras culturais e negócios. Serão cerca de 150 expositores de todos os estados do Brasil e da Itália, reunidos no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A expectativa é negociar até R$ 200 milhões e chegar a um total de 18 mil visitantes durante os quatro dias de evento. - Além de apresentarmos o mobiliário, também envolvemos a comunidade com mostras culturais como o projeto "Banco de ideias", que vem chamando a atenção do público de toda a cidade - destaca Cátia Scarton, diretora do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindimóveis), que promove a feira.
Inspirado pela "Cow parade", que leva vaquinhas customizadas para ruas de grandes cidades do mundo, o "Banco de ideias" espalha pela cidade bancos customizados por designers, artistas plásticos e arquitetos de todo o país. São 41 deles em praças, pontos comerciais e locais de grande circulação de pedestres. A vantagem sobre a "Cow parade" é que, no caso dos bancos, quem quiser, pode sentar e descansar um pouquinho. E o melhor é que, depois do evento, todos eles serão leiloados, e a renda será revertida para instituições beneficentes ainda não definidas.
Voltada para profissionais, mas aberta ao público em geral, a feira trará lançamentos de vários segmentos da decoração: dos planejados à tapeçaria, passando por iluminação e às novas criações de mobiliário. Grandes marcas como Avanti, Saccaro, Bartzen, Evviva e Way Design também estarão presentes.
Além das novidades, o evento terá ainda estandes de designers e exposições diversas.
O projeto "Design concreto", por exemplo, mostra que a união entre design e cadeia produtiva é possível, formando parcerias entre empresas e designers para o desenvolvimento conjunto de novas peças.
Para profissionais e estudantes, o espaço "Desenhando o futuro" traz palestras e seminários diários, dados por designers como o carioca Fred Gelli, da Tátil Design, o alemão Konstantin Grcic e o suíço Ricardo Blummer.
- Nós sempre escolhemos profissionais que tenham uma experiência rica para partilhar com nossos talentos locais - conclui Cátia.