Rua União da Vitória, 66 - Bairro Jardim Miniguaçu
Francisco Beltrão/Sudoeste do Paraná
(46) 3523-6507/ Cep 85.601-070
www.fiepr.org.br/sindicatos/sindimadmov
sindimadmov@hotmail.com
A cidade de Francisco Beltrão foi sede do V Seminário Moveleiro, organizado pela Fiep, que discutiu a escassez de mão de obra no setor. O evento aconteceu no dia 10 de maio na Agência de Desenvolvimento do município e contou com a participação de cerca de 50 empresários da região.
O presidente do Sindimadmov, Leocir Marafon, agradeceu o reconhecimento prestado pela Fiep com a organização deste evento, que prestigiou a classe empresarial do setor no sudoeste. "Este foi o primeiro que conseguimos fazer na região e veio como uma retribuição daquilo que nossas indústrias fazem pelo Paraná", afirmou.
A primeira palestra do evento, ministrada por Raquel Fonseca, diretora geral do Hospital Paulistano e diretora administrativo-financeira da EduCriança, tratou a questão "Como motivar jovens a trabalhar no setor moveleiro?". Na sequência, o tema "Parcerias para uma indústria competitiva" foi tratado com dois estudos de caso vitoriosos da área: o Senai/PR, e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). O terceiro painel, batizado de "Vantagem na gestão de pessoas", ficou sob a responsabilidade de Rodrigo Meister de Almeida, coordenador técnico de negócios do Sesi, que abordou diversas questões ligadas à legislação trabalhista.
Leocir Marafon ressaltou que os gargalos do setor não ficaram de fora das discussões. "Temas como qualificação de mão de obra, capacitação do jovem no mercado de trabalho e legislação trabalhista agregam conhecimento aos nossos empresários. O nível das palestras foi muito bom", concluiu.
O V Seminário Moveleiro de Francisco Beltrão foi um dos três eventos realizados com o foco voltado ao setor moveleiro do Paraná no mês de maio. Outros dois aconteceram em Umuarama e Arapongas, todos antecipando o 2º Congresso Moveleiro Paranaense, marcado para o dia 30 de junho, em Curitiba.