Av. Cândido de Abreu, 200
5º andar - Centro Cívico
80.530-902 - Curitiba/PR
sindicouro@fiepr.org.br
(41) 3271-9090
O Sistema Fiep já iniciou a distribuição das cartilhas intituladas “Todos contra o mosquito”, que têm o objetivo de ajudar os trabalhadores, os empresários e a sociedade civil no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e vírus zika. A iniciativa é mais um esforço do setor produtivo para colaborar na prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito.
O material foi elaborado pelo Conselho Nacional do Sesi, em apoio e à luz das diretrizes de luta encampadas pelo governo federal. “A cartilha é de fácil entendimento. Nela estão contidas informações sobre como reconhecer o mosquito, um breve histórico do Aedes aegypti e quais os cuidados gerais que precisamos ter sobre as doenças, seus sintomas e tratamentos”, explica a enfermeira do trabalho do departamento regional do Sesi no Paraná, Sueli Ferreira dos Santos.
De acordo com ela, o Paraná recebeu 19 mil cartilhas, que serão entregues para os sindicatos filiados à Fiep, Casas da Indústria, Colégios Sesi e aos ambulatórios que atendem os colaboradores da indústria de todo o Estado. “Já começou a distribuição e estamos fazendo videoconferências de orientação aos que recebem e tem esse contato direto com os trabalhadores”, comentou.
A enfermeira ressaltou a relevância da ação, tanto por sua abrangência como pelo repasse simplificado das informações. “Somente com o apoio de todos vamos diminuir os casos”, concluiu. É importante que cada indústria tome medidas para evitar a disseminação do mosquito, além de estimular os trabalhadores a adotarem medidas preventivas dentro e fora das empresas.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) indicam que 217 casos de dengue já foram confirmados no Paraná entre agosto e final de novembro de 2016. Deste total, 190 são casos autóctones, ou seja, que foram transmitidos em território paranaense.
O ciclo da doença é avaliado entre agosto de um ano e o mês de julho do ano seguinte. No período de agosto de 2015 e julho de 2016, o Paraná teve 56.351 dados confirmados, sendo 52.708 autóctones e 3.643 importados. Foram registradas 61 mortes em função da dengue neste intervalo.