Av. Cândido de Abreu, 200
5º andar - Centro Cívico
80.530-902 - Curitiba/PR
sindicouro@fiepr.org.br
(41) 3271-9090
O governador Beto Richa assinou, no final do segundo semestre de 2014, o decreto que prorroga até 31 de dezembro de 2015 a redução de 12% para 3% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o setor têxtil do estado. A medida beneficia fabricantes de artigos de vestuário, confecções, calçados, artefatos de couro e acessórios de viagem.
No caso das operações sujeitas à alíquota de 7%, o imposto segue em 1,75%. A medida garante, por meio de crédito presumido, benefício às operações internas e interestaduais de artigos de vestuário.
O Paraná é o segundo polo nacional do setor têxtil, com importantes indústrias nos em Curitiba, Londrina, Maringá, Cianorte, Terra Roxa, Imbituva e na região oeste do estado. O segmento emprega cerca de 100 mil pessoas.
Com o benefício, o segmento mantém competitividade para disputar o mercado interno com produtos importados vindos principalmente de países da Ásia. Em contrapartida, o setor se compromete a investir em tecnologia e gerar mais empregos. “Este é um momento histórico. Com certeza todas as empresas que integram o setor do vestuário no Paraná são agradecidas ao governador Beto Richa por conceder este importante benefício”, disse o presidente da Fiep, Edson Campagnolo.
Com informações da Agencia de Notícias do Paraná