Av. Cândido de Abreu, 200
5º andar - Centro Cívico
80.530-902 - Curitiba/PR
sindicouro@fiepr.org.br
(41) 3271-9090
As exportações brasileiras de couros e peles cresceram de 5,1% em outubro quando comparado ao mesmo mês do ano passado. As vendas para fora do Brasil chegaram ao valor total de US$ 249 milhões, segundo dados preliminares divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
O aumento das exportações de janeiro a outubro deste ano foi de 21% em relação a 2013, com um total de US$ 2,486 bilhões. Com este crescimento, o couro representa hoje 1,3% do total de todas as exportações brasileiras.
Apesar dos números positivos, o presidente executivo do Centro das Indústrias de Cortumes do Brasil (CICB), José Fernando Bello, reforça que o setor ainda precisa de uma série de iniciativas da administração pública para que mantenha a competitividade no cenário internacional, tais como reforma tributária, regras claras nas posições de investimentos em infraestrutura, ampliação de acordos bilaterais com países estratégicos, investimentos na qualificação do trabalhador e um ambiente macroeconômico mais previsível.
Em novembro, graças à participação de seis grandes empresas de curtume nacionais no Congresso Mundial do Calçado, que acontece no México, novos negócios deverão ser fechados. Além das visitas técnicas em curtumes locais, fábricas de calçados e artefatos e indústrias ligadas ao fornecimento de couro para o setor automotivo, os representantes brasileiros terão um dia só para relacionamento com outros empresários.
Com informações do Centro das Indústrias de Cortumes do Brasil
Os interessados devem confirmar presença pelo telefone 41 3271-9032 ou pelo e-mail heloisa.nascimento@fiepr.org.br