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A Fiep promoveu encontro, no dia 30 de junho, para lançar junto às empresas e representantes do Governo do
Estado e de autarquias o projeto Sul Competitivo. Trata-se de um abrangente estudo que será feito sobre a logística
e a infraestrutura de transporte da região Sul. Na semana anterior, o secretário de Infraestrutura e Logística,
José Richa Filho, informou a empresários medidas que pretendem otimizar o escoamento da produção
do Estado. A expectativa é que as agendas sejam similares. Iniciativa da Fiep e das federações das indústrias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Fiesc e
Fiergs), com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o projeto vai traçar uma radiografia
do que há hoje e apresentar soluções integradas para o transporte de produtos por meio de portos,
aeroportos, ferrovias, hidrovias, dutovias e rodovias. "O objetivo é reduzir custos com transporte de carga e garantir mais competitividade à região", explica
o vice-presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo. "Sendo uma iniciativa das entidades representativas das indústrias,
o estudo propiciará que a questão da infraestrutura e logística tenha um novo tratamento no âmbito
do Governo", afirmou Campagnolo, na abertura do encontro. "A iniciativa das federações e da CNI é importante, porque levará ao Governo um projeto que
mostre as prioridades do setor produtivo, o que se quer e o que precisa ser feito em infraestrutura e logística para
melhorar a competitividade", explicou Renato Pavan, sócio da Macrologística, consultoria que está à
frente do desenvolvimento do estudo, incluindo diagnóstico e propostas de soluções. Pauta do Governo - Durante o Congresso Paranaense da Indústria, realizado no Cietep, o secretário
de Infraestrutura e Logística garantiu que as empresas paranaenses poderão contar com melhor infraestrutura
para competir com outros Estados. Ele afirmou que o Governo está coordenando esforços de várias empresas
públicas para implantar um sistema capaz. "Estudos nesse sentido estão sendo feitos pela Ferroeste, Claspar
e Codapar", revelou José Richa Filho. "O objetivo é a implantação de centrais logísticas
integradas em várias zonas no interior," completa. Richa Filho listou, ainda, ações encaminhadas para os modais ferroviário, aeroviário e rodoviário.
Entre elas, o processo de licitação para a construção dos novos ramais da Ferroeste já
em 2012 e dois programas na área rodoviária: um para a conservação de estradas e outro para a
readequação de vias administradas pelo poder público estadual. Acrescentou que também está
em estudo a implementação de patrulhas rodoviárias que vão atender 26 mil quilômetros
de estradas municipais. O programa deve ser implementado em consórcio com as prefeituras. No âmbito do DER (Departamento de Estrada e Rodagem), de acordo com Richa Filho, estão em estudo propostas
de duplicação de várias rodovias estaduais, entre elas a PR-323, entre Maringá e Cianorte; a PR-445,
que faz a ligação de Londrina e Cambé; a PR-092, no trecho Curitiba-Rio Branco; a PR-418, no Contorno
Norte de Curitiba; e a PR-417, entre Piraquara e Pinhais. O DER tem a intenção de levar o asfalto aos três municípios paranaenses que ainda não
tem acesso pavimentado até suas sedes. São eles: Mato Rico, Coronel Domingos Soares e Doutor Ulysses.