Av. Cândido de Abreu, 200
5º andar - Centro Cívico
80.530-902 - Curitiba/PR
sindicouro@fiepr.org.br
(41) 3271-9090
Lina Rodrigues
SÃO PAULO. A JBS-Fribol, maior processadora de carne do mundo, está encerrando as atividades de dois curtumes em São Paulo e outro em Mato Grosso do Sul. O processo começou em 15 de julho e as demissões já atingiram pouco mais de mil funcionários nos dois estados. Segundo a empresa, trata-se de uma œestruturaçao da produção em função de dificuldades tributárias, principalmente em São Paulo, que estaria retendo os créditos de ICMS da companhia. Toda a p odução dos três curtumes está sendo realocada para os estados de Goiás (Itumbiara), Minas Gerais (Uberlândia) e Ceará (Cascavel).
Segundo a JBS, os investimentos nessa reestruturação somam R$ 50 bilhões, e o mesmo número de empregos fechados em São Paulo e Mato Grosso do Sul serão abertos nos outros três estados que vão abrigar a produção de couro da companhia.A empresa alegou ainda que a decisão é pontual e não tem qualquer relação com o agravamento da crise internacional.
O fechamento dos curtumes começou por Aguaí (SP), em 15 de julho, onde foram demitidos 350 empregados. Na última-sexta-feira, foi a vez de Franca (SP), onde a empresa havia adquirido as instalações do curtume, fechado há menos de um ano. As demissões atingiram outros 370 funcionários.