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O balanço do primeiro semestre das exportações brasileiras de couro mostra que o Paraná é o terceiro melhor colocado no ranking nacional. O Estado vendeu para o exterior US$ 115,62 milhões do produto, o que equivale a 11% de todas as vendas internacionais do segmento. O líder é o Rio Grande do Sul (US$ 258,16 milhões, 24,4% de participação), seguido por São Paulo (US$ 235,82 milhões, 22,3% de participação). O total nacional no período somou US$ 1,05 bilhão, apresentando aumento de 20% em comparação com o mesmo período do ano passado. No mês de junho, no entanto, a queda em relação ao mês anterior foi acentuada, de 18% em valor e 25% em volume físico. O total comercializado no mês foi de US$ 167,1 milhões. Os números são do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), baseado no balanço da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
"Infelizmente, o volume das exportações nos próximos meses também deve ficar num patamar inferior ao do primeiro semestre, uma vez que a indústria curtidora, como a maioria das indústrias manufatureiras do País, está perdendo competitividade no mercado internacional. Somente com enormes sacrifícios estamos conseguindo manter os mercados conquistados durante as ultimas décadas", afirma o presidente do CICB, Wolfgang Goerlich. Ele explica que vários fatores estão tendo impactos negativos nas exportações do setor, como o dólar, custos País, infraestrutura e burocracia, entre outros.
Nesse primeiro semestre de 2011, os principais mercados do couro brasileiro foram a China , com 29,3% de participação e aumento de 4%; Itália, com 24,6% de participação e elevação de 23%; e Estados Unidos, com 10,3% e crescimento de 27%.