Av. Horizontina, 1300 - Centro
Nova Santa Rosa/PR
85.930-000
sindicer@sindiceroestepr.com.br
(45) 3253-1283
O Sebrae, em parceria com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), promoveu no dia 23 de agosto, em Cascavel, uma oficina sobre a ABNT NBR 15575 (norma de desempenho da construção civil). A iniciativa tinha como objetivo ouvir os profissionais da área para saber quais as dificuldades que eles têm para implantar a norma e como as entidades podem ajudar.
O mesmo trabalho foi feito em uma cidade por região do Brasil e, após esse mapeamento - além de pesquisas com sindicatos e empresas -, o Sebrae e a ABNT traçarão um plano de ação para ajudar na implementação da norma.
A representante da ABNT, Monique Coimbra, foi a responsável por proferir a oficina. O mesmo modelo de trabalho foi realizado em Maceió, Manaus, Goiânia, Rio de Janeiro e Cascavel, que é a cidade escolhida para representar o sul do Brasil no trabalho.
“Estamos aqui para ouvir quem está diretamente relacionado ao meio, e não para fazer um treinamento. Na maioria das vezes, as dificuldades mais comuns são o entendimento da norma e a falta de infraestrutura laboratorial”, comentou Monique.
Após o mapeamento das dificuldades, que deve ser concluído em novembro, as duas entidades irão promover ações para ajudar na adoção da norma. “Junto com isso, estamos realizando pesquisas com os sindicatos, empresas e grupos que fazem as normas para termos maior êxito”, disse.
Parceiros
As entidades parceiras na promoção do evento foram: Sindicer/Oeste-PR, Sinduscon/Paraná-Oeste e a Aeac (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel). Além da executiva do Sindicer Oeste, Adriana Bayer, representantes da Cerâmica Stein, de Entre Rios do Oeste, participaram da oficina.
Volmir Valentini, consultor do Sebrae de Cascavel, agradeceu o apoio das entidades parceiras e disse que a realização do evento em Cascavel mostra a importância da cidade no cenário nacional.