Av. Horizontina, 1300 - Centro
Nova Santa Rosa/PR
85.930-000
sindicer@sindiceroestepr.com.br
(45) 3253-1283
O 44º Encontro Nacional da Indústria da Cerâmica Vermelha, realizado entre os dias 16 e 19 de setembro em Porto Alegre, reuniu ceramistas de todo o país para discutir importantes assuntos relativos ao setor. Um dos destaques do evento foi a promoção de minicursos e clínicas tecnológicas voltados para a melhoria dos negócios, especialmente em tempos de crise na economia brasileira e desaceleração intensa da construção civil. O encontro foi organização pela Associação Brasileira da Indústria de Cerâmica Vermelha (Anicer).
Exemplo deste viés do evento foi a clínica tecnológica “A qualidade como oportunidade de negócio”, com a participação do presidente da Anicer, Cesar Gonçalves, e de representantes da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para Job Rodrigues Teixeira Junior, do BNDES, apesar do cenário desfavorável, este é o momento de não deixar espaços para os concorrentes e investir em qualidade e inovação. Ele salientou que há linhas de financiamento que podem beneficiar pequenas empresas para ações neste sentido.
Outros destaques na programação foram os minicursos “Tendências de Marketing e Vendas - Sua Cerâmica no século 21”, “O impacto das matérias-primas na secagem”, “Regulagem de boquilhas: como adequá-las para obter qualidade e menor consumo energético” e “Liderança: desenvolva seu gerente de produção”. As capacitações ocorreram durante o encontro e a 18ª Expoanicer, a maior exposição internacional de máquinas, equipamentos, insumos e serviços para o setor de cerâmica vermelha. A feira é promovida pela Anicer paralelamente ao encontro.
Com informações da Anicer