Av. Horizontina, 1300 - Centro
Nova Santa Rosa/PR
85.930-000
sindicer@sindiceroestepr.com.br
(45) 3253-1283
As coordenadorias regionais da Fiep de Toledo e de Marechal Cândido Rondon se uniram para trabalhar no projeto “Vivenciando a Indústria”, que tem como principal objetivo conhecer a realidade industrial e estreitar os laços entre empresa e federação. O projeto deve funcionar como uma ponte entre a indústria e a Fiep para facilitar a comunicação entre as duas partes e para que se tornem mais próximas uma da outra.
O Sindicer Oeste já está participando do projeto e no dia 03 de junho recebeu as primeiras visitas. Juliana Buchs, da coordenadoria de Toledo, e Evelyn Caroline, de Marechal Cândido Rondon, foram a duas empresas associadas acompanhadas pela secretária executiva do sindicato, Adriana Bayer. Elas passaram pela Cerâmica Pinz e Cerâmica Rodante.
De acordo com Juliana, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos industriais visitados é a falta de mão de obra, um problema que não atinge apenas este setor.
“Diversos setores da indústria sofrem com isso. Além disso, o acesso à modernização dos processos também ainda é muito difícil. A defasagem tecnológica prejudica o processo de produção. Com a implantação de tecnologias de ponta existentes para cada processo produtivo, as empresas poderiam atingir uma escala muito maior de fabricação”, explica.
Apesar dos problemas, é necessário se manter no mercado e para isso as indústrias precisam trabalhar dobrado para garantir qualidade e alta produtividade. Algumas delas passaram a fabricar produtos diferenciados para garantir seu espaço.
“As cerâmicas se adequaram ao crescimento do setor e desenvolveram tecnologias para atender clientes específicos. No caso das cerâmicas visitadas, encontramos dois tipos de tijolos que foram desenvolvidos nas próprias indústrias. Um deles é o tijolo para aviário, que exigiu um design exclusivo conforme projeto do cliente, e o outro é o tijolo de nove furos, usado para grandes construções”, completa.