Av. Horizontina, 1300 - Centro
Nova Santa Rosa/PR
85.930-000
sindicer@sindiceroestepr.com.br
(45) 3253-1283
O Sindicer Oeste ofereceu no dia 2 de agosto a palestra "Alvenaria Estrutural, Avaliação do Ciclo de Vida e Desempenho dos Materiais Cerâmicos na Construção Civil". A apresentação ocorreu durante a 10ª edição da Semana Acadêmica do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O objetivo foi dar oportunidade de conhecimento técnico sobre o trabalho desenvolvido pelas indústrias cerâmicas qualificadas da região.
O palestrante convidado foi o consultor da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), Antônio Carlos Pimenta Araújo. De acordo com o presidente do Sindicer Oeste, Reinaldo Scherer, a Anicer é responsável pela qualificação da cerâmica vermelha no país. "Temos 14 empresas do sindicato trabalhando para atingir o Programa Setorial de Qualidade (PSQ). Conhecemos as vantagens e a importância da normatização e queremos que esse trabalho seja visto por todos. Nossas indústrias estão aprimoradas, organizadas e preocupadas com questões ambientais", enfatiza Scherer.
Certificação - O encontro ocorreu entre os dias 30 de julho e 3 de agosto e contou com um estande da entidade sindical com orientações sobre os processos de produção da cerâmica. "No estande, mostramos os processos de fabricação da cerâmica vermelha, algumas informações e certificações com vídeos e informativos. Na palestra, o participante teve acesso às especificações, parte técnica e normatizações do produto", explica Scherer.
Para o consultor do Sebrae PR, Volmir Valentini, o evento proporciona que os futuros engenheiros civis conheçam a qualidade dos produtos das cerâmicas associadas ao sindicato. "O Sebrae PR assessora o Sindicer Oeste desde 2006 na busca pela qualificação de suas indústrias, o que tem surtido resultados fantásticos quanto a programas de qualidade e, em decorrência, certificações. Assim, o contato com seus stakeholders, sejam alunos, lojas de materiais de construção, engenheiros civis ou arquitetos, é válido, estimula a busca por mais informações e pode gerar novos negócios", aponta o presidente do sindicato.