Av. Horizontina, 1300 - Centro
Nova Santa Rosa/PR
85.930-000
sindicer@sindiceroestepr.com.br
(45) 3253-1283
Para garantir a qualidade dos produtos oferecidos pelas indústrias cerâmicas do Estado e aproximá-las dos clientes da construção civil, o Sebrae/PR e o Senai/PR, em parceria com sindicatos empresariais e Minerais do Paraná (Mineropar), desenvolvem, há cinco anos, o Projeto Construindo o Futuro. A inciativa também auxilia as empresas na implantação do Programa Setorial de Qualidade (PSQ).
O projeto é oferecido por meio de aulas teóricas, avaliações de produtos, consultorias para melhoria de processos produtivos e testes laboratoriais. O objetivo é preparar as empresas para que atendam todas as exigências que credenciam os empreendimentos para buscar o processo de certificação. Na primeira fase, os participantes aprendem sobre a preparação de massa e sobre secagem e queima dos artefatos. A segunda etapa consiste na implantação do PSQ, desenvolvido pela Associação Nacional das Indústrias de Cerâmica (Anicer).
As certificações proporcionam um diferencial para a construção civil como um todo, fazendo com que os processos de industrialização tenham excelência e sigam um padrão de normas técnicas que asseguram a qualidade em nível nacional. "O projeto traz para as empresas qualificação empresarial e melhorias no processo produtivo, o que se reflete na qualidade dos produtos", afirma, Pedro Cesar Rychuv Santos, consultor do Sebrae/PR em Curitiba e gestor do projeto na região.
Pelo Construindo o Futuro, também são realizadas rodadas de negócios entre empresários do setor de cerâmica e construtoras. "Desta forma, as olarias entram em contato direto com o mercado consumidor", ressalta o consultor. O projeto realiza, ainda, missões empresariais, quando os participantes têm oportunidade de conhecer olarias de outros países. "Conhecemos um olaria totalmente automatizada, assim é possível que os empresários avaliem possibilidades de futuro em suas próprias empresas", completa Santos.
Nos primeiros cinco anos de projeto, participaram 36 indústrias. Até o final de 2011, a expectativa é atender mais 50 empresas. Para participar do projeto Construindo o Futuro, o sindicato deve procurar a unidade do Sebrae ou do Senai da sua região. A empresa não precisa, necessariamente, estar sindicalizada para participar. Porém, empresas que são associadas aos sindicatos têm desconto na inscrição.