Av. Horizontina, 1300 - Centro
Nova Santa Rosa/PR
85.930-000
sindicer@sindiceroestepr.com.br
(45) 3253-1283
Entre mais de 5 mil estabelecimentos formais no Brasil que se dedicam à produção de artigos cerâmicos, quase 10% encontram-se no Paraná. O Estado ocupa a quarta posição em se tratando de número de empresas no ramo, perdendo apenas para São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais, nessa ordem. O primeiro, por sua vez, ganha disparado em números, contendo quase o dobro do Paraná.
Em solo paranaense, por sua vez, a cidade que mais concentra estabelecimentos no setor é Curitiba, seguida por São José dos Pinhais, Prudentópolis, Fazenda Rio Grande e São Carlos do Ivaí. Somente a capital detém cerca de 13% dos negócios voltados para o ramo da cerâmica.
Empregabilidade - A indústria cerâmica para a construção emprega quase 98 mil brasileiros, de maneira formal. Com relação à empregabilidade, os números já não são tão favoráveis para o Paraná. O Estado aparece na sexta colocação, com apenas 4.600 mil vagas, muito atrás das mais de 22 mil vagas apresentadas em São Paulo.
Dentro do Paraná, a capital, que sai na frente em números de estabelecimentos, fica para trás na questão de empregos. Aparece em terceiro, com 320 empregados no ramo, depois de Prudentópolis, com 386, e São Carlos do Ivaí, com 445.