Av. Cândido de Abreu, 526, Cj 302, Torre B
80.530-905 - Curitiba/PR
(41) 3253-0998
O presidente do Sindemon, Jair José de Souza, participou da nona edição do Encontro Nacional da Indústria - Enai 2014, que discutiu temas relacionados ao setor industrial e as perspectivas quanto aos próximos quatro anos no governo federal. Ele e integrantes de outros 36 sindicatos representaram todos os setores produtivos da indústria paranaense. O Enai reuniu entidades sindicais, federações e outros especialistas.
Para Souza, o encontro foi bastante produtivo. Foi possível fazer uma avaliação conjunta sobre os temas tratados durante o evento, entre eles a retomada do crescimento do setor industrial. “A receita para o sucesso da indústria está pronta, mas cabe muito ao Congresso Nacional e ao governo federal aceitar medidas que são necessárias para a evolução do setor industrial, com uma reforma tributária e a reforma política”, destacou.
O presidente do Sindemon ainda comenta que as empresas precisam arcar com responsabilidades dos governos para poder atuar no mercado e atrair ou manter mão de obra capacitada. “O governo joga muita coisa que é de sua responsabilidade para as empresas, como a educação, por exemplo. Se as indústrias não derem bolsa para os colaboradores fazerem uma graduação ou pós-graduação, não tem um quadro bem capacitado. As empresas precisam fornecer plano de saúde porque não há um sistema público de saúde decente”, opinou.
Souza ressalta que é necessária uma ação conjunta para que o setor industrial saia da desaceleração e volte a ter uma maior participação na economia brasileira. “A indústria deve fazer a sua parte e tem que participar dos sindicatos e da federação. E também tem a parte do governo, em todos os âmbitos”, avaliou.
Confira mais sobre a realização do Enai aqui.