Av. Cândido de Abreu, 526, Cj 302, Torre B
80.530-905 - Curitiba/PR
(41) 3253-0998
O Sindemon, em parceria com a Fiep e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), traz a Curitiba no dia 1º de março a economista Maria Helena Zockun, coordenadora de pesquisas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe-USP).
Mestre em Teoria Econômica e uma das maiores autoridades no assunto, Maria Helena defende que, para calibrar o peso tributário, uma das soluções seria migrar a incidência da carga tributária mais para a renda e menos para o consumo.
No entanto, a professora admite que a tão propagada necessidade de reforma tributária é ainda uma iniciativa complicada politicamente. “É complicada porque é transparente. O contribuinte sabe quanto está pagando e o político não quer que ele saiba. Por isso não acontece nada”, lamenta.
A acadêmica argumenta que a regressividade da carga tributária e sua transparência são temas que só serão levados a sério em campanhas eleitorais quando as classes populares tomarem consciência de seu papel como contribuintes. “Enquanto o eleitor não souber, isso não pesa no voto. E enquanto não pesa no voto, não pesa na decisão política”, alerta.
Esse e outros pontos serão detalhados pela pesquisadora, que realiza apresentação gratuito direcionado aos empresários para atender à demanda dos associados do Sindemon. Os empresários sairão com informações detalhadas sobre o real impacto da carga tributária brasileira no sistema produtivo e mobilizados para melhorar a atual conjuntura. O objetivo é informar e debater aspectos do sistema, além de estimular as lideranças sindicais a defender os interesses do setor industrial em temas relacionados à agenda de política tributária.
O evento, com vagas limitadas, acontece na sala 1 da Unindus no Cietep, que fica na Avenida Comendador Franco - 1341, em Curitiba, das 14h às 19 horas.
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 24 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas no Sindemon, pelo fone (41) 3253-0998.