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Como fazer as mídias sociais e a internet jogarem em favor da empresa? Esta é uma questão
ainda sem resposta exata. Mas dois pontos são essenciais: realizar um planejamento de acordo com o perfil da empresa
e saber gerenciar crises que ganham grande repercussão nos canais da internet. O tema ganha importância a cada
dia. As mídias sociais são sites em que as pessoas trocam informações e se relacionam e ganharam
força no Brasil nos últimos 10 anos. Enxergando o potencial de se aproximar do cliente as empresas se apressaram
em por as caras nos sites já relativamente consagrados como Facebook, Twitter, Orkut (ainda muito popular no Brasil)
entre outros.
A primeira questão que se deve responder antes de entrar nas mídias sociais é: “A
empresa está preparada para isso?” Muitas vezes não. Os equívocos aparecem até mesmo nas
grandes corporações. Recentemente, a empresa de confecção e moda Zara foi envolvida em um caso
de trabalho escravo. Houve enorme repercussão nos canais de mídia social. A companhia escolheu o pior caminho
para contornar a crise o de não responder seus clientes pelos mesmos meios de comunicação em que as críticas
vieram. Perdeu compradores e as ações da espanhola Inditex, dona da Zara e de outras marcas de roupas, registravam
desvalorização de mais de 4% em menos de uma semana.
“Eles cometeram um grande erro em não se pronunciar através
de sua página oficial e no Facebook e Twitter.”, avalia Caio Mac Cord, sócio e diretor de planejamento
da agência MobVox Soluções Digitais, que tem como clientes Volvo, Renault, Electrolux e HSBC. Ele comenta
que é possível até mensurar o estrago na imagem da marca nos meios digitais. “Uma pesquisa rápida
no Google com o nome Zara já dá a dimensão negativa do que o fato causou”, aponta.
Uma das saídas seria divulgar a postura da empresa diante das acusações e aumentar
o conteúdo positivo divulgando novas campanhas, coleções e assim por diante. Desta maneira as notícias
negativas ficariam mais velhas nos sites de busca e pelo menos no meio digital a empresa ganharia pontos. Até porque
novos assuntos vão surgindo e as pessoas param de comentar a notícia velha, mas nos sites de busca a informação
fica pra sempre, o que se pode fazer é diminuir sua relevância.
Como começar
Para quase todas as empresas a presença na internet é fundamental. O primeiro passo é
avaliar o perfil da empresa e fazer um planeamento. “Para uma empresa pequena, que não tem verba e tempo para
gerenciar mídia digital, recomendo um site simples, de uma página com informações básicas”,
afirma Mac Cord. Assim, em uma busca simples na internet o nome da empresa e o contato já aparecem. O site sem muitos
recursos também é mais fácil de ser acessado por dispositivos móveis como celulares e tablets.
Caso a empresa disponha de mais recurso e poder de gerenciamento digital vale à pena entrar nas outras
mídias, aquelas com contato direto com clientes, fornecedores e possíveis compradores. Mas para isso, saber
o que se quer é indispensável. “Tem que saber qual mídia tem o perfil da empresa, deve haver atualização
constante para não parecer que a empresa está morta e escolher a linha de comunicação”,
recomenda.
Evite também os erros clássicos. Para o primeiro lugar, Mac Cord elegeu o e-mail da empresa
com servidores pessoais como Hotmail, Terra, UOL e assim por diante. “É barato para a empresa ter e-mail com
o próprio nome (contato@empresa.com.br), usar Hotmail passa uma imagem de amadorismo”,
avalia.
Outra dica para evitar outro erro comum é, ao entrar no Facebook, por exemplo, não escolher
o perfil pessoal para cadastrar a empresa. O site tem a opção fan page
para estes casos. Assim a empresa tem controle e estatísticas diferenciadas que podem ser usadas para traçar
o perfil dos clientes.
Fazer da crise oportunidade
Diferente da atitude da Zara, que não soube lidar com as críticas pela internet, a desenvolvedora norte-americana de jogos para vídeo game EA Sports soube se aproveitar de uma falha de um produto destacada por um consumidor no Youtu