Av. Cândido de Abreu, 526, Cj 302, Torre B
80.530-905 - Curitiba/PR
(41) 3253-0998
Complexo Metalmecânico paranaense é composto por 84,21% de microempresas e 13,61% por pequenas. Ou seja, aproximadamente 98% de todas as indústrias que compõe o setor no Paraná possuem até 99 empregados. No total são 6.463 estabelecimentos no Estado.
O Complexo Metalmecânico detém 23,45% do número de estabelecimento da indústria de transformação do Paraná. As empresas médias e de grande porte representam um percentual muito pequeno deste montante. Indústrias com mais de 100 empregados somam pouco mais de 2% de todo o Complexo instalado no Estado.
Valor Agregado - Outro dado importante é que o setor ocupa a quarta posição da participação no Valor de Transformação Industrial (VTI) no Paraná. A indústria fica atrás somente do refino de petróleo, indústria alimentícia e setor automotivo. No cenário nacional o Complexo Metalmecânico paranaense é responsável por 4,44% do indicador. Segundo a definição do Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE), o VTI é o valor da diferença entre o valor bruto da produção industrial e os custos das operações industriais. Este dado é relevante porque reflete quanto de valor foi adicionado ao insumo adquirido pela empresa depois de passar pelo processo de produção.