Avenida Central do Paraná, 318
Jardim Diamantina - Apucarana/PR
86.804-190
faleconosco@sindccon.com.br
(43) 3423-5800
(43) 3420-5324
www.fiepr.org.br/sindicatos/sindccon
Os pré-moldados e pré-fabricados têm ganhado cada vez mais espaço nas construções industriais, comerciais e de galpões. Geralmente, este tipo de estrutura é usada para reduzir tempo e mão de obra na edificação, além da geração de resíduos, explica o engenheiro civil Rogério Cusinato. Segundo ele, a construção com pré-moldados é um processo rápido e de pouco desperdício. Podem ser feitos vigas, lajes, telhas, paredes e pilares, por exemplo.
Quando o assunto são obras residenciais, também não é diferente. As peças pré-moldadas chegam prontas e são montadas com máquinas. Contudo, caso a área de construção seja muito pequena, alerta o especialista, a obra pode sair mais cara.
Quem opta por esta estrutura considera facilidades, como rapidez e limpeza após a construção. Ainda de acordo com o engenheiro, o valor da estrutura varia bastante devido a características da construção. No entanto, estima-se que o metro quadrado esteja valendo hoje entre R$ 500 e R$ 800.
Igualmente versáteis, os pré-fabricados também agilizam o processo de construção, reduzem o desperdício de material e diminuem a mão de obra. A diferença é que os pré-fabricados em concreto são feitos industrialmente, enquanto os pré-moldados são produzidos ainda no canteiro de obras. Os custos, no caso dos pré-fabricados, não sofrem alterações no decorrer da construção.
Com informações do G1 Sorocaba