SINDCCON

Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Projeto europeu investe na criação de "cimento verde"

Intenção é reduzir em 80% as emissões de poluentes em 80% até 2050; atualmente, indústrias de cimento são responsáveis por cerca de 7% das emissões globais de CO2

clique para ampliarclique para ampliarOs europeus estão utilizando uma tecnologia revolucionária, chamada de “Separação Direta” (Foto: Freeimages)

O Consórcio LEILAC (Low Emission Intensity Lime and Cement), com o apoio da Comissão Europeia (CE), está desenvolvendo a nova geração de centrais de produção de cimento. Orçado em 21 milhões de euros, o projeto está sendo desenvolvido em Lixhe, na Bélgica.

Os europeus estão utilizando uma tecnologia revolucionária, chamada de “Separação Direta”, que separa o carbono e os gases de combustão dos fornos durante o processo de aquecimento. A técnica permite a captura de dióxido de carbono quase puro, proveniente do processamento de calcário, sem adicionar custos ou aumentar o consumo de energia. O sistema garante a captura de 95% das emissões de CO2.

O projeto tem o objetivo de reduzir em 80% as emissões de poluentes até 2050.  Atualmente, indústrias de cimento são responsáveis por cerca de 7% das emissões globais de CO2.

Com informações da Revista Engenharia Civil

 

Indústria tem papel relevante na gestão de resíduos sólidos, diz especialistaObras de infraestrutura puxam emprego na indústria da construção civil