SINDCCON

Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Senai promove consultoria personalizada sobre eficiência energética

Um dos serviços prestados pela entidade é o diagnóstico da situação atual da indústria em relação à eficiência energética nos processos de produção e administração

clique para ampliarclique para ampliarEconomizar energia é uma forma de melhorar a competitividade do negócio (Foto: Freeimages)

O Sesi e o Senai promoveram, no dia 1º de outubro, uma palestra sobre eficiência energética para as indústrias, em Apucarana. Os serviços de eficiência energética visam otimizar o uso consciente das fontes de energia. A utilização racional deste recurso consiste na relação entre a quantidade de energia empregada a uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.

Ernesto Sountachi Junior, coordenador técnico de negócios do Senai, relata que a tarifa da energia elétrica dobrou no prazo de um ano e que, nas indústrias, isto traz um grande impacto nos custos da produção. “A tarifa de luz é uma das maiores despesas das indústrias”, afirma.

Para ajudar os industriais a diminuírem o valor gasto com a energia elétrica, o Senai Apucarana oferece consultoria personalizada sobre a eficiência energética. Um dos serviços prestados pela entidade é o diagnóstico da situação atual da indústria em relação à eficiência energética nos processos de produção e administração. Algumas das ações previstas são: diagnóstico preliminar e tabulação dos dados; diagnóstico energético (medições); análise tarifária; análise fator de potência; e elaboração e apresentação do relatório final.

Segundo Sountachi, o trabalho desenvolvido pelo Senai leva em conta toda a planta fabril. “Analisamos se os equipamentos utilizados possuem selo de economia, se é possível substituir os motores por motores elétricos, as lâmpadas usadas na iluminação, se é viável trabalhar com gerador de energia nos horários de pico, entre outros fatores. Hoje, é possível comprar energia por pregão eletrônico e nossa intenção é ajudar os industriais a produzirem a mesma quantidade ou mais e diminuir os custos dessa produção”, esclarece.

Para mais informações entre em contato com o Senai Apucarana pelo telefone (43) 3420-5300.

Insumos de qualidade trazem melhores resultados para produçãoGestão do envelhecimento pode tornar as indústrias mais produtivas e competitivas