Avenida Central do Paraná, 318
Jardim Diamantina - Apucarana/PR
86.804-190
faleconosco@sindccon.com.br
(43) 3423-5800
(43) 3420-5324
www.fiepr.org.br/sindicatos/sindccon
O SINDCCON NORTE apresentou para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) uma proposta para definir a base de cálculo referente ao valor do projeto de execução das lajes pré-fabricadas para que as indústrias possam realizar o recolhimento correto das ART’s múltiplas, referentes à execução do serviço. A proposta prevê que o projeto de execução de laje represente 5% do valor total do produto comercializado.
De acordo com Carmen Lúcia Izquierdo Martins, presidente do SINDCCON NORTE, a proposta é fruto do desejo mútuo de primar pela qualidade e segurança dos produtos fabricados pelas indústrias de concreto por meio da utilização correta das técnicas de engenharia.
“Sempre buscamos o diálogo com o CREA-PR com o objetivo de contribuir para que a construção civil cresça sempre mais no nosso estado. Este diálogo tem como resultado uma parceria que busca assegurar que os produtos fabricados pelas indústrias sejam feitos com qualidade e seguindo os parâmetros técnicos da engenharia. Por isso, acreditamos que é imprescindível a presença, nas indústrias de concreto, dos profissionais ligados ao CREA-PR”, afirma.
A presidente do SINDCCON NORTE enfatiza que o projeto de execução de laje é um instrumento definido
na norma brasileira de lajes pré-fabricadas da Associação
Brasileira de Normas Técnicas
(ABNT), a NBR 14859, que deve ser fornecida pelo fabricante da laje para que o responsável técnico pela obra
possa realizar a correta montagem dos elementos constituintes do produto.