Avenida Central do Paraná, 318
Jardim Diamantina - Apucarana/PR
86.804-190
faleconosco@sindccon.com.br
(43) 3423-5800
(43) 3420-5324
www.fiepr.org.br/sindicatos/sindccon
A Fiep deu início a uma nova rodada de Planejamento Estratégico de sua atual gestão no dia 22 de outubro, em Apucarana, no Norte do Estado. Durante uma semana, a caravana com o presidente, Edson Campagnolo, e gestores de diversas áreas da Fiep percorreram todas as regiões do Paraná para dialogar com lideranças do setor industrial, reforçando a estratégia de interiorização de suas ações. A caravana passou ainda por Umuarama, Toledo, Dois Vizinhos, Guarapuava e Curitiba.
O encontro em Apucarana teve a participação de 90 pessoas, incluindo cerca de 60 empresários, representantes de indústrias e presidentes de sindicatos empresariais da região Norte, além de gestores e colaboradores da Fiep. O Sindccon esteve representado por seu presidente, Sebastião Ferreira Martins, e sua vice-presidente, Carmen Lúcia Izquierdo.
Para o presidente, os debates foram produtivos e surgiram boas ideias. “Foi um momento único. Contamos com a forte presença de sindicatos e com grande cobertura da imprensa”, afirma Martins. Segundo ele, foi importante também a presença de representantes das coordenadorias regionais da Fiep de Apucarana, Arapongas, Londrina e Bandeirantes.
O presidente da Fiep explicou que a nova série de planejamento estratégico é continuidade do trabalho realizado no ano passado, um mês após sua posse, quando encontros em todas as regiões do Estado ajudaram a definir as linhas de ação da atual gestão da Fiep. “Agora retornamos para fazer um balanço de nossa atuação, ouvir o setor industrial e fazer os ajustes de percurso que forem necessários”, declarou Campagnolo.
O presidente da Fiep destacou que, em 2012, o número de matrículas nas ações educacionais do Senai e do Sesi já chega a 426 mil. Quase 20% delas foram feitas na região Norte do Estado. Para os próximos três anos, o número deve ser ampliado, especialmente por conta de investimentos de R$ 185 milhões que o Senai fará no Paraná, em projetos de ampliação e aperfeiçoamento de suas estruturas de educação profissional e de apoio tecnológico às indústrias.
Serão implantados oito novos centros de formação profissional, sete institutos de tecnologia e um instituto de inovação. Com os investimentos, também será ampliada a oferta de serviços técnicos e tecnológicos para as indústrias. Em 2012, já são mais de 4.100 empresas atendidas no Estado, sendo 1.808 na Região Norte.
O presidente da Fiep destacou ainda a aproximação da diretoria da entidade com o interior do Estado. Além dos Encontros de Planejamento Estratégico, a atual gestão da Federação implantou atividades como as comemorações da Semana da Indústria e o Gabinete Itinerante, que também levam a atuação da entidade a todas as regiões do Paraná.
Segundo Campagnolo, a região Norte confirmou o acerto do objetivo de interiorização, fazendo menção à continuidade dessas ações e pedindo a ampliação ou novos programas de desenvolvimento e parceria local. Martins elogiou a iniciativa da entidade de levar o planejamento ao interior. “Percebemos de todos aqui presentes o mesmo interesse de buscar e propor soluções. Foi um encontro maravilhoso e tenho certeza que a repercussão será grande na nossa região”, afirmou.