Avenida Central do Paraná, 318
Jardim Diamantina - Apucarana/PR
86.804-190
faleconosco@sindccon.com.br
(43) 3423-5800
(43) 3420-5324
www.fiepr.org.br/sindicatos/sindccon
Os trabalhadores da construção civil que não têm cursos de formação profissional já podem requerer a certificação por meio do Sistema Senai de Certificação de Pessoas (SSCP). O programa pretende formalizar as competências dos trabalhadores que não tiveram a oportunidade de estudar ou, ainda, completar sua formação, mas já atuam na área. "É o reconhecimento de que uma pessoa possui a competência e a qualificação necessárias para o exercício profissional em determinado campo de atividade", destaca Robison Luiz Gionedes, coordenador Regional de Certificação de Pessoas do Senai-PR. Ainda segundo o coordenador, a Certificação é válida para toda a sociedade. "O documento beneficia a recolocação de pessoas no mercado de trabalho. É mais uma oportunidade de inserção profissional."
Para solicitar a certificação, o trabalhador deve passar por uma avaliação para determinar seu grau de conhecimento profissional. Se o candidato não atingir o mínimo de conhecimento exigido para a obtenção do Certificado, recebe um parecer com uma síntese dos requisitos não atingidos com relação às competências. Após essa etapa, é orientado a fazer alguns cursos para melhorar sua qualificação e, por fim, pode refazer o exame.
O setor da construção civil é o primeiro do Estado a receber o programa de Certificação de Pessoas com exames nas seguintes ocupações: pedreiro, eletricista encanador predial de baixa tensão, encanador, instalador predial e pintor de obras. Podem participar jovens maiores de 18 anos. Os interessados devem entrar em contato pelo fone (41) 3271-7615 ou pelo site http://www.senai.br/certificacao/. A certificação emitida pelo Senai tem a validade de cinco anos.