Rua General Teodorico Guimarães, 303, bairro Fanny
Curitiba/PR
Telefone: 41 3569-5692
Por Rubia Elaine Moisa
Hoje em dia, a perenidade das empresas não está mais vinculada apenas ao seu desempenho econômico. Cada vez mais, as empresas sofrem pressões de cunho ambiental ligadas ao aumento da poluição, ao uso ineficiente de recursos naturais, à má gestão de rejeitos, à degradação de ecossistemas, à perda da biodiversidade, à mudança climática e à necessidade de atender a leis ambientais ainda mais rigorosas.
Alcançar o equilíbrio entre os três pilares do desenvolvimento sustentável, sendo estes, ambiental, social e econômico, deixou de ser um projeto de longo prazo a ser alcançado, para se tornar a chave da sustentabilidade empresarial da atualidade. Existem muitas ferramentas capazes de auxiliar as empresas a atingirem este objetivo, dentre as quais é possível citar os Sistemas de Gestão Ambiental Normatizados ou não, sendo o mais conhecido a Norma ISO 14.001:2015, os Programas de Eficiência Energética e Redução do Consumo de Recursos Hídricos, os Estudos Para Alteração de Matriz Energética e Reaproveitamento de Recursos Hídricos, os Planos de Gestão de Resíduos Sólidos e de Logística Reversa e, por fim, a Valoração Econômica de Serviços Ecossistêmicos.
É importante que as empresas tenham contato com esses instrumentos de gestão, para conhecê-los, adquirir familiaridade e aplicá-los, pois, os resultados dos mesmos serão percebidos tanto internamente como pela sociedade que promoverá a longevidade da empresa.
Rubia Elaine Moisa é consultora técnica do Sincabima, diretora comercial da Roadimex Ambiental, auditora ambiental cadastrada junto ao IAP e Perita Judicial Ambiental habilitada na Vara Federal Ambiental, Agrária e Residual de Curitiba