Rua General Teodorico Guimarães, 303, bairro Fanny
Curitiba/PR
Telefone: 41 3569-5692
A Câmara dos Deputados aprovou, em abril, o projeto de lei que acaba com a obrigatoriedade de rotulagem para produtos transgênicos. Se aprovado, o PL 4148/2008, conhecido também como PL Heinze, prevê que empresas que usam organismos geneticamente modificados (OGM) não coloquem o símbolo da transgenia nas embalagens.
O texto foi aprovado pelos deputados federais por 320 votos contra 135. O projeto é amplamente defendido pela bancada ruralista, que acredita que a rotulagem obrigatória prejudica os produtos brasileiros no comércio exterior.
A proposta derruba a Lei nº 4680/2003, que obriga a notificação de uso de material transgênico nos rótulos de produtos e estabelece que as empresas sejam obrigadas a divulgar o uso de OGM nos casos que ultrapassarem 1% na composição final.
Agora, o texto segue para análise do Senado Federal, que publicou uma consulta à população sobre este tema no portal e-Cidadania. O Sincabima ressalta a importância da mobilização de todos os seus associados para participar da consulta. A entidade considera positivo o teor do projeto de lei.
A votação pode ser acessada através deste link.