Rua General Teodorico Guimarães, 303, bairro Fanny
Curitiba/PR
Telefone: 41 3569-5692
O Sincabima informa aos associados que foi realizada, no fim de maio, uma rodada de negociação para a Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017. Dentre as principais reivindicações, o sindicato dos trabalhadores solicitou o aumento real nos salários mais a correção inflacionária dos últimos 12 meses pelo INPC.
Porém, diante do quadro de grave crise econômica que assola o país, a diretoria do Sincabima e seus negociadores pontuaram a fase difícil e extremamente delicada que atinge as empresas, em virtude da recessão econômica. Salientaram o impacto nos custos e a dificuldade de repasses, com achatamento da margem e consequentemente cancelamento de investimentos.
Em menos de um ano, algumas empresas registraram um aumento de custos em mais de 27%. A oscilação do mercado está acarretando a oscilação das vendas, o que dificulta os negócios e traz prejuízos. Estas incertezas dificultam as tomadas de decisões, sem mencionar o aumento da inadimplência em geral.
O Sincabima demonstrou que existe um esforço conjunto do empresariado em várias frentes para evitar demissões, porém, nesse momento, há uma grande dificuldade das empresas em conseguir repassar a inflação do período.
Participaram da rodada, além dos representantes dos trabalhadores nas indústrias de alimentos, o presidente do Sincabima, Sr. Rommel Barion, e os negociadores Drs. Leonardo de Paola, Rodrigo Fortunato Goulart e Márcio Pereira de Barros, integrantes do escritório DPZL Advogados, de Curitiba. Também participaram os economistas e advogadas Dras. Juliana Dias Bacarin e Camila da Silva Zadra, do Sistema Fiep, e a executiva do Sincabima Jéssica Lemes Schnekemberg.
A rodada de negociações prosseguirá no dia 03 de junho, após reunião extraordinária da diretoria do Sincabima.
Fonte: Sincabima