SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Mensagem do Presidente

Rommel Barion chama os associados do sindicato para um reflexão sobre as práticas relacionadas com a defesa de valores e princípios

clique para ampliarclique para ampliarRommel Barion, presidente do Sincabima (Foto: Agência Fiep)

Estimado Associado,

Dias atrás, lendo um livro do reconhecido físico indiano Amit Goswami, me deparei com um capítulo intitulado “Por que sou moral?”. Esse título me despertou a atenção e me levou a ler e reler esse capítulo, tentando absorver o conhecimento colocado de uma forma tão simples, mas ao mesmo tempo irônica. Como dar forma concreta à ética, à moral e a valores?

Pregar o que não se pratica pode ser perigoso. Todos nós observamos práticas horrendas no mundo sob alegação que estão fazendo para defender valores e princípios.

Uma pequena história sobre Gandhi demonstra, de forma clara, esse conceito:

Certo dia, uma mulher levou a filha à presença de Gandhi com um pedido simples:

- Diga a minha filha para não comer bombons. Isso é ruim para os dentinhos dela. Ela o respeita e obedecerá.

Gandhi, porém, recusou-se a atender o pedido. - Volte dentro de três semanas - respondeu. - Verei o que posso fazer.

Quando a mulher voltou, três semanas depois, acompanhada da filha, Gandhi pôs a menininha em seus joelhos e, suavemente, instruiu-a:

- Não coma bombons. Eles são ruins para seus dentes.

Em seguida, a mãe se retirou com a tímida filha.

Alguns dos auxiliares de Gandhi, confusos perguntaram-lhe:

- O senhor sabia que aquela mulher e a filha tiveram que andar durante horas para vir vê-lo, e as fez andar toda essa distância duas vezes em três semanas. Por que não deu aquele conselho simples, quando elas vieram aqui pela primeira vez?

Gandhi riu e respondeu.

- Há três semanas eu não sabia se eu mesmo podia deixar de comer bombons. Como poderia eu defender um valor se eu mesmo não o praticasse?  

No mundo empresarial, nas relações com nossos colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros, entendo que devemos defender esse comportamento tão bem demonstrado pela pequena passagem descrita acima. Isso acontece muito em nosso meio.

Forte abraço,

Rommel Barion,

Presidente do Sincabima

Paranaenses acompanham 6º Congresso Brasileiro de InovaçãoWorkshop "Desafios da Indústria - Soluções do Sistema Fiep' percorre o Paraná