Rua General Teodorico Guimarães, 303, bairro Fanny
Curitiba/PR
Telefone: 41 3569-5692
O Bom Exemplo Floresce, programa de Logística Reversa voltado para as empresas associadas ao Sincabima, intensifica as suas atividades de conscientização e orientação. A ideia é alertar as empresas associadas na adequação à legislação para evitar multas e autuações.
Para explicar aos seus associados que ainda não aderiram ao programa sobre sua relevância e as consequências de não implementá-lo no setor de alimentos, o Sincabima realiza reuniões mensais com o Conselho Gestor e o Conselho Técnico responsável pelo programa e envia as definições aos associados. Ao todo, já foram realizadas 11 reuniões.
O programa, que é realizado em colaboração com o Sinditrigo, Sipcep, Sinduscafé, Sindicarne e Sindiavipar, visa facilitar a adesão à legislação de Logística Reversa. “A intenção é, junto a estes sindicatos, fundar o Instituto Paranaense de Logística Reversa”, revela o presidente do sindicato, Rommel Barion.
Instituída pela Lei 12.305/2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, a Logística Reversa considera que os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e o poder público possuem responsabilidade compartilhada pelos resíduos resultantes do pós-consumo dos produtos.
A ideia é minimizar o volume de resíduos sólidos nos aterros sanitários e a geração de rejeitos, bem como reduzir os impactos causados à saúde. E, com isso, promover o crescimento do processo de reciclagem. O Bom Exemplo Floresce é realizado em parceria com a consultoria ambiental Roadimex / Ecoroad Ambiental.