Rua General Teodorico Guimarães, 303, bairro Fanny
Curitiba/PR
Telefone: 41 3569-5692
Industriais paranaenses estão abrindo portas para vender ao mercado internacional. Em seis reuniões realizadas durante este ano, já foram fechados mais de três milhões de dólares em negócios. O último encontro, realizado no fim de novembro, reuniu em Curitiba distribuidores de Alimentos e Bebidas do Uruguai, Equador, Guatemala, Bolívia e Rússia.
O evento foi promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio de seu Centro Internacional de Negócios (CIN). O setor de Alimentos e Bebidas foi escolhido pelo CIN por ser o mais relevante para a economia do estado. De acordo com a Pesquisa Industrial Anual de 2012 (IBGE), o setor é responsável por 24% das vendas industriais em receita para o Paraná, o que significa uma movimentação de cerca de R$ 36 bilhões por ano. Em 2013, o segmento foi responsável por 26% do total de empregos da indústria no estado - o que representa um contingente de 180 mil trabalhadores.
“Este encontro é uma iniciativa muito importante para a aproximação dos Industriais do setor com o mercado mundial. É uma aproximação dos empresários que conta com a participação do sindicato como um facilitador. Fomos buscar compradores de cinco países, mostrando que o sindicato não está parado”, destacou o presidente do Sincabima, Rommel Barion.
Este foi o sexto encontro promovido pelo CIN em 2014. Em setembro, o grupo organizou o encontro de negócios da indústria moveleira, com 26 fornecedores de todo o Brasil e 11 compradores de 8 países (Uruguai, Peru, República Domenicana, Angola, Panamá, Paraguai, Chile e Bolívia). Em agosto, houve um encontro de negócios entre Dinamarca e Paraná, nos setores de máquinas e equipamentos. Em julho, compradores da Coreia do Sul vieram ao Paraná para a prospecção de fornecedores do setor metalmecânico. Já o encontro de negócios com compradores da Alemanha foi multisetorial, em março (logística, madeira, metalmecânica e móveis). Na sequência, com a região de BadenWütenberg, da Alemanha, também em março, houve mais um encontro multisetorial, com fornecedores paranaenses das áreas de tecnologia, educação, logística e máquinas.
Com informações da Agência Fiep