Rua General Teodorico Guimarães, 303, bairro Fanny
Curitiba/PR
Telefone: 41 3569-5692
Após os problemas enfrentados em 2013 com a safra do trigo, o cereal teve um bom plantio no Paraná e Rio Grande do Sul (produtor de mais de 90% por cento da safra do trigo nacional) por conta das chuvas. Com isso, surge a perspectiva de uma colheita recorde em 2014.
Caso o tempo continue favorável, o Brasil poderia colher mais de sete milhões de toneladas de trigo, crescimento de aproximadamente 30% ante a temporada passada, quando geadas afetaram severamente a produção do Paraná.
Uma boa safra poderia reduzir a necessidade de compra de trigo pelo Brasil, um dos maiores importadores globais do produto. Na temporada passada, o País foi importante comprador do cereal dos Estados Unidos, diante da quebra de safra paranaense e da produção insuficiente na Argentina.
O Paraná deve aumentar a semeadura em 23%, para 1,2 milhão de hectares, de acordo com previsão do Departamento de Economia Rural (Deral) do governo paranaense.
A maior safra já colhida pelo Brasil foi registrada na temporada 1987/88, quando o País colheu 6,12 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Uma produção superior a sete milhões de toneladas cobriria boa parte das necessidades do mercado brasileiro, que consome anualmente pouco mais de 11 milhões de toneladas, conforme dados da Conab. Entretanto, o trigo do Brasil, País majoritariamente tropical, tende a enfrentar mais desafios climáticos do que outros produtores, considerando que se trata de uma cultura de inverno.