Rua General Teodorico Guimarães, 303, bairro Fanny
Curitiba/PR
Telefone: 41 3569-5692
Pensando no fortalecimento da indústria a Fiep criou a Câmara Técnica Trigo Mais Paraná, que teve sua primeira reunião realizada no dia 22 de junho. Participam entidades empresariais, de financiamento à produção e representativas de classe, além de outros integrantes da cadeia do trigo, como os produtores rurais.
O objetivo é tornar a Câmara uma plataforma institucional de estrutura horizontal, onde todos participam em defesa dos interesses do setor. A coordenação está a cargo da Fiep e do Sinditrigo, presidido por Marcelo Vosnika que destacou a necessidade do setor se organizar para ter mais diálogo.
"Se unidos já é difícil, desunidos fica impossível", disse o presidente da Federação, Edson Campagnolo. "Nosso objetivo é estabelecer prioridades para pleitear políticas apropriadas para o trigo", completou.
Durante o primeiro encontro, a Câmara Técnica elencou os principais temas a serem trabalhados logo de início: qualidade do trigo e nova classificação do cereal, produção de trigo no Paraná X moagem industrial e estímulo à produção de trigo.
Panorama Industrial - Durante a reunião da Câmara, a Fiep aproveitou para lançar a pesquisa Panorama Industrial do Trigo. O trabalho inédito, que deu origem a Câmara Técnica, teve seu pontapé inicial com o mapeamento de todos os moinhos da cadeia produtiva no Estado.
Com o trabalho, a entidade pode conferir que existem 72 moinhos no Paraná, líder na produção de farinha. Durante o processo foi possível verificar ainda a falta de planejamento dos moinhos para a realização de investimentos e foram identificados novos mercados consumidores.