Rua General Teodorico Guimarães, 303, bairro Fanny
Curitiba/PR
Telefone: 41 3569-5692
A 3ª edição do Encontro das Indústrias 2012 debateu perspectivas e tendências para os mercados de massas alimentícias, biscoitos e pães. O evento foi realizado de 24 a 26 de maio, na Bahia, pelas entidades Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias) e a Anib (Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos).
De acordo com o presidente da Abima, Claudio Zanão, o intuito é ajudar no aperfeiçoamento dos empresários através de palestras e proporcionar networking, gerando troca de experiências.
Segundo o último levantamento do setor, realizado em 2010, o segmento de biscoito faturou no Brasil R$ 6,4 bilhões e o de macarrão somou receitas que atingiram R$ 6 bilhões, enquanto o pão industrial registrou o montante de R$ 3,2 bilhões. "Os números mostram a importância dos três setores para a economia do país", avalia Zanão.
Programação - O encontro começou com a palestra sobre o cenário econômico nacional e internacional, apresentado por Luís Paulo Rosenberg, da Rosenberg Associados. O case de sucesso da Bimbo, com fábrica totalmente sustentável instalada recentemente em Brasília, foi o assunto da segunda palestra do dia, com Juan Pablo Malleret. É a primeira fábrica da empresa na região Centro-Oeste, que investiu US$ 29 milhões.
O especialista Mauro Fisberg, da Unifesp, abordou a importância do macarrão, biscoitos e pães na história da alimentação humana, enquanto Denise Resende, da Anvisa, apresentou as tendências da regulamentação de alimentos no Brasil.
No último dia de palestra, foram apresentadas tendências do mercado de derivados do trigo, com Mario Ruggiero (Nielsen), e a dinâmica do consumidor.