Rua General Teodorico Guimarães, 303, bairro Fanny
Curitiba/PR
Telefone: 41 3569-5692
Apoiadas em uma taxa de câmbio valorizada e em produtos de baixo custo, empresas internacionais estão obtendo grande êxito ao introduzirem seus produtos de maneira mais competitiva no mercado paranaense.
É o caso das gomas de mascar, chocolates, caramelos e confeitos. Com relação a esses produtos, países como a Itália, a China e a Suíça estão tendo cada vez maiores participações no mercado, podendo levar a uma redução do market share do Estado nesse segmento. Juntos, os três representam 67,37% das importações do Estado nos últimos quatro anos.
Esse segmento de balas e confeitos tem recebido a concorrência direta de outros países com produtos de baixo custo e altamente competitivos há anos. Em 2006 já era possível observar forte crescimento nos índices de importações, enquanto os índices de exportação sofreram uma brusca queda desde 2008, apesar de uma sensível melhora no ano de 2010.
Biscoitos, bolachas e massas alimentícias - No ramo de biscoitos e bolachas o cenário é outro. Nesse segmento, a balança comercial do Paraná apontou uma queda recente das importações, acompanhada pelas exportações, nos últimos 30 meses.
O atual valor das exportações tem apresentado desempenho inferior ao obtido em anos anteriores, como visto de 2007 a 2009. Os principais competidores internacionais no segmento de biscoitos e bolachas são a Argentina, o Reino Unido, a Itália e a França, que juntos somam 82% das importações do Paraná.
Já no ramo de massas alimentícias ocorre o oposto. De 2003 a 2010 é possível observar um crescimento tanto nas exportações quanto nas importações desses produtos no Estado.