SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Em 2015, união e equilíbrio nas contas deverão ser lemas dos empresários

Resultado de 2014 foi considerado bom pelo presidente do SIMP, Roland Schurt, que prevê desafios para o ano que vem

clique para ampliarclique para ampliarRoland Schurt, presidente do SIMP, avalia que 2015 será ano de desafios, mas também trará oportunidades para os industriais (Foto: SIMP)

O ano de 2014 teve um resultado positivo na opinião do presidente do SIMP, Roland Schurt. Para ele, principalmente no primeiro semestre, os preços da raiz de mandioca se mantiveram em patamares bons, agradando o agricultor e também os industriais, que conseguiram produzir com preços interessantes para clientes e consumidores.

“A gente não consegue trabalhar sem ter como parceiro o agricultor e parte deste ano foi realmente bom para o agricultor, com preços bons para a raiz. Apenas nos últimos três meses tivemos preços mais baixos e uma briga maior no mercado, que reduziu a margem de lucro das fecularias”, avaliou.

Para o presidente, 2015 deve manter as boas condições de produção, apesar dos desafios que as dificuldades econômicas atuais poderão apresentar a todos os brasileiros. “De acordo com as nossas perspectivas, o próximo ano será de boa oferta de raiz, a preços relativamente não tão baixos, quer irão satisfazer o agricultor e auxiliar a indústria de fécula a reconquistar uma fatia de mercado que perdeu quando os preços da mandioca estavam muito altos”.

União

De acordo com Schurt, em 2015 os industriais deverão se unir para enfrentar qualquer dificuldade que o cenário possa trazer. “Apesar de existirem sinais de que poderá haver uma tempestade, um período pesado para o próximo ano, nós precisamos erguer a cabeça e enfrentar com coragem as dificuldades, unindo forças para superar essa fase. É preciso acreditar na capacidade que já demonstramos em outras oportunidades de gerenciar nossas empresas, de trabalho, de união e de superação do setor. Não tenho dúvidas de que podemos superar quaisquer dificuldades”, afirmou.

“Se eu posso deixar uma mensagem para os industriais, a indicação é: gaste menos do que você ganha. Essa é uma equação que deveria ser usada por todos - empresas, trabalhadores e instituições. Se você agir assim, não terá dificuldades. E, quem tiver condições para crescer, cresça. Aproveite este momento de dificuldade, mas que também trará oportunidades. É preciso só saber identificá-las pois elas existirão”, completou.

Trabalho e conquistas marcaram o ano de 2014 para o SIMPContribuição Sindical tem vencimento em 31 de janeiro