SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

SIMP inicia discussões sobre reajuste salarial

Reunião realizada no dia 21 de agosto iniciou o debate sobre as cláusulas da convenção para o período 2014/2015

clique para ampliar>clique para ampliarProposta dos trabalhadores foi discutida em videoconferência no dia 21 de agosto (Foto: Divulgação)

O SIMP iniciou em agosto as discussões para as negociações da pauta da convenção coletiva para o período 2014/2015. A segunda reunião sobre o tema foi realizada no 21 de agosto, com o auxílio do Departamento de Assistência Sindical da Fiep com o objetivo de alinhar as propostas patronais para o reajuste. A negociação é realizada em parceria com o Sindicato da Indústria do Arroz, Milho, Soja e Beneficiamento de Café do Estado do Paraná (Samisca).

A primeira reunião sobre o tema ocorreu no dia 7 de agosto. Na oportunidade, os empresários receberam a proposta feita pelos trabalhadores e também discutiram a realidade atual econômica e de mercado.

De acordo com o sindicato, a proposta feita pelas federações que representam os trabalhadores do setor (FEAPAR e FTIA) abrange a reposição da inflação e acréscimo de 5% de aumento real para o piso de admissão, hoje estabelecido em R$ 1.005,40. Além disto, as federações laborais pedem reajuste de R$ 30 no auxílio alimentação, que passaria de R$ 120 para R$ 150. As demais cláusulas seriam mantidas e a correção salarial para quem recebe acima do piso seria proporcional.

A proposta elaborada pelo SIMP é de reajuste linear no salário normativo e demais salários, bem como no auxílio-alimentação de, no máximo, 7,5%. Já o Samisca propôs aumento de 8% tanto para o piso quanto para o reajuste geral. O mesmo percentual seria aplicado ao auxílio-alimentação, que chegaria ao valor de R$ 130,00

O SIMP destaca a importância da participação de todos os industriais na discussão do reajuste, colaborando com o debate para que o resultado seja o mais adequado e satisfatório possível para todos.

Novas reuniões

Também ficaram agendadas as datas para as próximas reuniões para a discussão do reajuste salarial. No dia 28 de agosto a reunião ocorrerá às 11h por videoconferência simultaneamente nas cidades de Apucarana (no Sesi Apucarana), em Campo Mourão (também no Sesi local), em Curitiba (na sede da Fiep) e em Paranavaí (também na sede do Sesi). No dia 4 de setembro, haverá mais uma reunião, nas mesmas datas e horários.

Já em 16 de setembro, está marcada para ocorrer em Curitiba a primeira reunião com as duas federações representantes dos trabalhadores. A rodada de negociação com a FTIAPR deve ocorrer a partir das 10h. Já a negociação com a FEAPAR iniciará às 14h.

Ministério Público do Trabalho pede informações sobre adequação às medidas de proteção ao trabalhadorSenai oferece opções de capacitação em diversas áreas