SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Mandioca continua disputada pela indústria

Quantidade processada recuou mais de 33% na terceira semana de fevereiro

O preço de mandioca já estava de acordo com as expectativas dos produtores. No Paraná o valor da tonelada está cotado em R$ 350. Com a redução na oferta, esses valores devem se manter estáveis com perspectiva de aumento, segundo apontou o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O feriado de carnaval e o clima foram os principais responsáveis.

Além do período de carnaval, que paralisou a colheita da raiz entre 11 e 15 de fevereiro, o volume de chuvas foi expressivo em parte das regiões produtoras de mandioca acompanhadas pelo Cepea. Assim, passou a haver dificuldades com a colheita e o transporte e, na indústria de fécula, a quantidade de mandioca processada diminuiu 33,7% comparativamente ao volume da semana anterior.

Em parte das regiões, apesar de o clima estar favorável, produtores também optaram por reduzir a colheita. Com menor oferta, acirrou-se a disputa por matéria-prima entre fecularias e farinheiras, que continuaram pagando mais pela raiz.

Agricultores atingidos por estiagem utilizam crédito complementarIapar divulga cultivares de mandioca durante o Show Rural 2013