SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Produtor inventa equipamento que facilita a colheita de mandioca

Utilizando um sistema de alavanca as raízes são retiradas por inteiro com menos esforço e maior produtividade

clique para ampliar clique para ampliarA força é aplicada para baixo, menos desgastante para quem colhe  (Foto: Divulgação)

Um produtor de mandioca do interior de Minas Gerais desenvolveu um equipamento simples, mas que agiliza a colheita da raiz e diminui o esforço de quem realiza o trabalho. O agricultor Mauro Gouveia percebeu que na enxada não conseguiria cumprir o prazo apertado de dois dias para colher quase cinco mil pés de mandioca. A maneira encontrada foi utilizar uma espécie de alavanca, que deu conta do serviço.

A invenção é chamada de "mão amiga". É uma estrutura de metal, que pesa quase cinco quilos. O protótipo de madeira evoluiu para uma barra de metal com três metros. Um sistema de alavanca distante um metro da ponta diminui a força necessária para arrancar o pé. Os ganchos firmam a base e as raízes saem inteiras. “Você não pisa na raiz, não prejudica a coluna porque faz força para baixo usando o peso do corpo”, afirma Gouveia. O rendimento também é maior, enquanto na enxada, uma pessoa consegue colher, por dia, pouco mais de 200 quilos, com a "mão amiga" é possível tirar da terra uma tonelada de mandioca.

Mauro foi reconhecido como inventor ao ficar entre os primeiros colocados de um prêmio de criatividade rural, promovido pela Emater de Minas Gerais. Ele pretende patentear a invenção e depois produzir a "mão amiga" em escala industrial.

clique para ampliar clique para ampliarEquipamento utiliza sistema de alavanca simples (Foto: Divulgação)

Preço da tonelada de mandioca deve permanecer aquecido em 2013Sindicato alerta sobre cobrança irregular do CRQ