SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Encontro comemora 20 anos do Serviço de Aprendizagem

Produtores rurais que participaram do programa em 2012 foram premiados durante a festa

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar-PR) completou, neste mês, 20 anos. A comemoração da data ocorreu junto com o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, realizado no dia 3 de dezembro no Expotrade, em Pinhais, que reuniu mais de cinco mil produtores. O grande destaque foi a celebração de um dos principais programas oferecidos pelo Senar-PR em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná  (Faep), o Empreendedor Rural, que completou 10 anos

Ao longo de 20 anos de Senar-PR foram realizados 2,2 milhões de atendimentos e a capacitação de 1,1 milhão de pessoas. Segundo a entidade, nesse período a produtividade da agricultura paranaense aumentou 262%. Uma marca importante que superou em 12% a média nacional.

Durante o evento, o presidente da Faep e do conselho administrativo do Senar, Ágide Meneguette, lembrou que mais de 18 mil trabalhadores e produtores rurais já receberam o certificado do Empreendedor Rural, em 10 anos. "Estes empreendedores, estes líderes sindicais, estes técnicos e parceiros, estão fazendo projetos pensados com as novas tecnologias, com o conhecimento que têm do mundo e importante ao desenvolvimento de nosso País", afirmou.

Premiados – Durante o evento foram revelados os vencedores da 10ª Edição do Programa Empreendedor Rural 2012. Na categoria Sustentabilidade os vencedores foram os produtores de fumo de Capanema: Ana Paula Henn Branderburg e Marcelo Branderburg. Na categoria Inovação o primeiro colocado foi Edison José Engel que produz leite, grãos, suínos e presta serviço na região de Toledo. Na categoria Investimento de Capital os ganhadores foram: Ademar da Silva Filho e Fernanda Boeing, de Santa Cruz de Monte Castelo, pela indústria de polvilho. Na categoria Emater-PR o técnico de Catanduva, Roberto Antônio Zardo levou o prêmio.

Lançado em 2003, o Empreendedor Rural leva soluções para o homem do campo, transformando propriedades rurais e o modo de pensar dos produtores. O principal objetivo do programa é desenvolver e estimular a capacidade dos produtores rurais paranaenses para que eles se transformem em empreendedores de projetos e propriedades sustentáveis. Para se capacitar o produtor precisa participar de 17 encontros e frequentar o curso que tem duração de 100 horas.

Simp assume compromisso com a Logística ReversaProjeto autoriza produção de defensivos agrícolas genéricos