SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Área plantada da mandioca diminui e produtividade aumenta

Dados do IBGE mostram que a tendência observada nesse ano deve se repetir ano que vem

O Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE) realizou, em outubro, o primeiro prognóstico para a safra de 2013, em diversas regiões, incluindo os três estados do Sul. Os números referentes à mandioca retratam diminuição na área plantada, mas com aumento de produção. Essa tendência já ocorreu nesse ano. Segundo o IBGE, a área plantada da cultura no Paraná foi pouco superior a 170 mil hectares e a produção foi de 3,8 milhões de toneladas.

Entre os 10 produtos analisados para a safra de verão 2013, seis apresentam variações positivas na produção brasileira. A mandioca ocupa a quinta posição com 2,3%. Com relação à área prevista para o plantio, a raiz terá queda de -1,5%. Em 2012 esse número ficou pouco acima dos 2,4 milhões de hectares plantados.

Paraná – Em comparação com a safra passada houve uma ligeira queda na área plantada de mandioca no Estado, que de 184 mil hectares diminuiu para 170 mil. Por outro lado a produtividade aumentou. Enquanto em 2011 produzimos 4,1 milhões de toneladas, nesse ano a estimativa é de 3,8 milhões. Levando em consideração a redução na área plantada o Paraná registrou uma produtividade de 22,8 quilos por hectare, o segundo melhor desempenho entre todos os estados. São Paulo permanece em primeiro, com 24,6 quilos por hectare.

Reunião mensal informa associados de temas importantesControle biológico pode beneficiar produtores de mandioca