SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Campanha aborda vantagens da formalidade no campo

SIMP está finalizando cartilhas para conscientização dos produtores rurais

clique para ampliar clique para ampliarMaterial informativo foi produzido sob a orientação do Ministério do Trabalho (Foto: Divulgação)

O SIMP está lançando uma campanha de conscientização sobre formalidade e segurança no trabalho voltada para os produtores rurais que possuem lavouras de mandioca. Em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o sindicato está finalizando cartilhas, folders e cartazes para informar sobre a maneira correta de realizar procedimentos no campo.

A produção dos materiais contou com a orientação e o suporte do procurador do trabalho Fábio Aurélio Alcure, da Procuradoria Regional do Trabalho em Maringá. Nas publicações, que têm como objetivo a conscientização para a legalidade, os trabalhadores vão encontrar informações sobre as vantagens de ter registro em carteira de trabalho, como deve ser o transporte e os itens necessários no local de trabalho, como área destinada às refeições.

O presidente do SIMP, Helio Minoru Oyama explica que, para resolver o problema da informalidade, é necessário apresentar leis alternativas que ofereçam vantagens a ambas as partes. "É preciso adaptar a realidade de cada produtor e as leis alternativas mostram que é possível fazer contratos de curto prazo que garantam os direitos do empregado e do empregador", afirma.

O sindicato pediu ainda o apoio da Fiep, por meio de uma carta enviada ao gerente da Central de Relacionamento com Sindicatos e Coordenadorias da Fiep, Milton Bueno. "Estamos pedindo uma fiscalização mais compreensiva, considerando que o setor está se mobilizando e buscando um ambiente de trabalho cada vez mais saudável para o trabalhador do campo, que é um dos braços da indústria", explica a executiva do SIMP, Mariana Tavares.

Segundo ela, também farão parte da campanha inserções de publicidade em emissoras de rádio e televisão nas regiões onde o cultivo tem mais força, como nas cidades de Cianorte, Paranavaí, Maringá e Marechal Cândido Rondon, para uma maior abrangência do trabalho.

Associados interessados em dar sugestões sobre a campanha podem entrar em contato pelo fone (44) 3446-6669 ou pelo e-mail simp@simp.org.br com Mariana.

Maquinário agrícola no Brasil tem alto custoEncontro Anual dos Sindicatos tem nova dinâmica