SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Agricultor colhe mandioca gigante em sítio de Porto Ferreira, SP

27 de julho de 2012

O agricultor José dos Santos Filho, de 61 anos, teve uma surpresa na tarde desta quinta-feira (26) quando foi colher no sítio em que mora com a família, em Porto Ferreira (SP), a mandioca para o almoço. Segundo ele, um único pé produziu mais de 30 quilos e uma raiz chegou a medir um metro e trinta centímetros. Ele enviou as fotos para o VC no G1.

De acordo com o agricultor, que é conhecido na cidade como Tio Zé, o peso fora do comum chama a atenção, mas não é a primeira vez acontece. Em suas terras, diz, tudo é fora do tamanho normal.
saiba mais

Ele conta que em outra ocasião um pé de mandioca produziu 81 quilos e que uma raiz mediu 3,5 metros. Ele também afirma já ter colhido cinco pés de couve que ultrapassaram cinco metros, uma batata doce com 8,5 quilos e duas abóboras com 28 e 29 quilos, respectivamente.

O agricultor lembra ainda que uma plantação de milho em sua horta ultrapassou os 4,5 metros de altura. Tio Zé, que é aposentado dos Correios, também gosta de ficar na cozinha. É autor de livros de receitas típicas da fazenda. Sua maior paixão, porém, é plantar.

"Aqui tem de tudo para o nosso consumo: mandioca, café, abóbora, uva, jaca, azeitona. Muita gente diz que a terra é boa, mas tenho outra explicação: enquanto muitos plantam visando o lucro, faço por amor e me sinto bem trabalhando com as plantas. Eu converso com elas e elas retribuem a atenção", brinca o agricultor.

A trajetória do agricultor que virou o rei da mandiocaMandioca: Baixa oferta eleva preços