SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

SIMP prepara campanha para trabalhadores rurais

Materiais educativos vão alertar empresas e colaboradores sobre segurança do trabalho e vantagens da formalidade

clique para ampliar clique para ampliarSIMP produzirá material informativo para trabalhadores rurais com a parceria e orientaçao do MTE (Foto: Divulgação)

O SIMP vai lançar uma campanha de conscientização sobre segurança no trabalho voltada para produtores rurais que trabalham nas lavouras de mandioca. A ação, que inicia ainda este ano, produzirá materiais informativos como folders, cartilhas e cartazes explicando a maneira correta de realizar os procedimentos no campo.

Nestes materiais, cujo objetivo é a conscientização para a legalidade, os trabalhadores vão encontrar informações sobre as vantagens de ter registro em carteira de trabalho, como deve ser o transporte e os itens necessários no local de trabalho, como área destinada às refeições. Todo esse material será feito.

Também farão parte da campanha inserções de propagandas em emissoras de rádio e televisão nas regiões onde o cultivo tem mais força, como nas cidades de Cianorte, Paranavaí, Maringá e Marechal Candido Rondon, para uma maior abrangência do trabalho.

Carteira de trabalho - Dados apresentados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) mostram que o número de trabalhadores informais é de 60% na região Noroeste do Paraná.

O presidente do SIMP, Helio Minoru Oyama, destacou a necessidade de apresentar leis alternativas que ofereçam vantagens a ambas as partes e contribuam para resolver o problema da informalidade. "É preciso adaptar a realidade de cada produtor e as leis alternativas mostram que é possível fazer contratos de curto prazo que garantam os direitos do empregado e do empregador", explica.

Associados interessados em dar sugestões sobre a campanha podem entrar em contato pelo fone (44) 3446-6669 ou pelo email simp@simp.org.br com Mariana.

Pesquisadores apresentam duas novas variedades de mandiocaAbam e SIMP recebem grupo estrangeiro