SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Mandioca apresenta alta de 2,8% na produção

Colheita da raiz deve atingir 4,5 milhões de toneladas no Paraná, com área plantada de 185 mil hectares

A terceira avaliação da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima uma produção de 158,6 milhões de toneladas, 0,9% menor do que a obtida em 2011 (160,1 milhões de toneladas). Entre as culturas que vão na contramão da tendência, está a da mandioca, com crescimento de 2,8% na produção da raiz.

A área a ser colhida em 2012, de 50,6 milhões de hectares, apresenta acréscimo de 4% frente a 2011. As três principais culturas, arroz, milho e soja, que somadas representam 90,9% da previsão da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas, respondem por 83,6% da área a ser colhida. Em relação ao ano anterior, o arroz tem redução de 10,4% na área destinada à colheita, enquanto que são observados acréscimos na área do milho (13,9%) e da soja (2,9%). No que se refere à produção, o arroz e a soja sofrem decréscimo de 14,2% e 11,1%, respectivamente, e o milho um aumento de 17,3% na comparação com 2011.

Em alta -
Dos 26 produtos selecionados pelo levantamento, 11 apresentam variação positiva na estimativa de produção em relação ao ano anterior, como a mandioca. A produção da última safra brasileira da cultura foi de aproximadamente 26 milhões de toneladas. A safra atual, segundo o levantamento mensal realizado pelo IBGE, chegará a perto de 27 milhões de toneladas.

A área plantada de mandioca no Paraná é de 185 mil hectares e prevê-se a colheita de 4,5 milhões de toneladas. O Estado tem a maioria das indústrias de fécula do país, respondendo por 71% do volume total, com produção de 421 mil toneladas, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado.

Descascador de mandioca é demonstrado ao mercadoColheitadeira de mandioca está em fase de desenvolvimento