SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Gates convoca revolução digital contra a fome no mundo

24 de fevereiro de 2012

O fundador da Microsoft, o norte-americano Bill Gates, convocou ontem uma revolução digital para aliviar a fome no mundo, através do aumento da produtividade na agricultura com a utilização de satélites e variedades de sementes manipuladas geneticamente. "Precisamos pensar a sério sobre como começar a tirar vantagem da revolução digital que está levando inovação, inclusive, às fazendas", afirmou o bilionário filantropo, em discurso em Roma para o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Acreditamos que é possível para pequenos agricultores dobrarem e, em alguns casos, triplicarem sua produção nos próximos 20 anos preservando a terra", acrescentou. Ele deu como exemplo de inovação a manipulação genética que permite que produtores de mandioca na África prevejam como suas mudas vão se desenvolver, diminuindo o tempo que leva para uma nova variedade crescer de 10 anos para dois.

Outro progresso-chave, segundo ele, é o uso de tecnologia de satélite desenvolvida por ministérios da Defesa para documentar dados a respeito de terras; assim como vídeos informativos de agricultores discutindo as melhores práticas para ajudar os outros. Gates defendeu ainda a utilização de organismos modificados geneticamente (GMOs), os transgênicos, no mundo em desenvolvimento e investimentos estrangeiros de longa escala em terras cultiváveis nas mesmas regiões, ambos temas muito controversos na comunidade de ajuda.

Gates disponibilizou US$ 200 milhões (150 milhões de euros) em novas doações de sua fundação para financiar a pesquisa de um novo tipo de milho resistente à seca, para uma vacina para ajudar os criadores de gado e para um projeto visando à formação de agropecuaristas.

O revolucionador da tecnologia criticou o trabalho das agências de alimentos da ONU, sediadas em Roma: A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Fida. Ele afirmou que o atual sistema de ajuda para a alimentação e a agricultura está "ultrapassado e ineficiente". (das agências de notícias)

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Representantes da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e do Programa Alimentar Mundial (PAM) advertiram em outubro do ano passado sobre a situação da fome no mundo, considerada por eles alarmante e dramática.

Paraguai deve exportar recorde de cereais nesta safraÍndice que reajusta aluguel tem deflação na terceira prévia de fevereiro