SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Paraguai deve exportar recorde de cereais nesta safra

07 de fevereiro de 2012

Embarques devem atingir 2,1 milhões de toneladas, mesmo com prejuízos causados pela seca no país selo

Os embarques de cereais do Paraguai no ano-safra 2011/12 devem atingir um recorde de 2,1 milhões de toneladas, mesmo com os prejuízos causados pelo baixo nível de chuvas e pela seca, informou a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) nesta terça-feira.

As lavouras cultivadas com safras de primavera-verão em 2011, que atualmente estão sendo colhidas, sofreram perdas na região leste e tiveram a produtividade bastante reduzida devido às precipitações abaixo da média nos meses de dezembro e janeiro.

"A safra mais afetada é a de milho, acumulando quase 58% das perdas, de acordo com projeções preliminares do governo. Outras culturas prejudicadas pelo clima seco são as leguminosas, mandioca e amendoim. Perdas severas foram relatadas nas plantações de algodão e gergelim e, particularmente, na de soja", informou a FAO.

Embora estimativas detalhadas dos danos causados às safras não estejam disponíveis, avaliações iniciais já apontam uma redução de 30% a 70% na produtividade. As áreas mais afetadas são Itapúa, Paraguarí, Alto Paraná e Canindeyú. A produção de trigo do Paraguai neste ano deve alcançar 1,2 milhão de toneladas, quase 17% abaixo do nível visto em 2010, de acordo com a entidade.

"Isso reflete principalmente que as temperaturas bem baixas em junho e julho nas maiores áreas produtoras do leste do país reduziram a produtividade em cerca de 11%", declarou a FAO. Por outro lado, a safra de milho neste ano deve atingir patamares recordes, prevê a organização. As informações são da Dow Jones.

Cultivo de mandioca está perdendo espaço para cana-de-açúcarGates convoca revolução digital contra a fome no mundo