SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Produção orgânica cresce 164% em sete anos no Paraná

Mandioca ocupa a terceira posição em toneladas produzidas e reúne o maior número de produtores de culturas orgânicas

A produção de orgânicos vem crescendo a cada ano no Paraná. O Estado conta com 7.245 produtores, de acordo com levantamento realizado pela Emater e pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab). O volume de produção saltou de 52.270 toneladas na safra 2002/2003 para 138.241 toneladas na safra 2008/2009, o que representa um crescimento de 164%. São os dados mais recentes. A mandioca é a terceira maior cultura cultivada sem o uso de agrotóxicos.

O diretor do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), Márcio Miranda, disse que a produção vem crescendo porque a oferta de produtos não atende o total da demanda. Segundo ele, também tem aumentado a procura desses produtos para alimentação escolar e para o Programa de Aquisição de Alimentos para a População de Baixa Renda do governo federal. "Vai haver aumento da produção nos próximos anos por exigência da sociedade e também do meio ambiente", afirma.

Mandioca - As maiores áreas plantadas de orgânicos no Estado são de erva-mate (1.737 hectares), seguida de milho (1.736 hectares), hortaliças (1.736 hectares), soja (1.650 hectares) e frutas (1.551 hectares). Em toneladas produzidas, as culturas mais representativas são hortaliças (36.462 toneladas), cana-de-açúcar (22.831 toneladas), mandioca (22.188 toneladas), frutas (17.836 toneladas), erva-mate (13.896 toneladas) e milho (9.550 toneladas).

O maior número de produtores está concentrado em mandioca. São 1.600, segundo o levantamento da Emater e da Seab. Outros destaques são as hortaliças com 1.580 agricultores, e frutas (795), milho (750) e feijão (738). O consumo de produtos orgânicos representa 1% das vendas do setor de supermercados no Paraná, segundo informações da Associação Paranaense de Supermercados (Apras).

O último ranking da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), divulgado em 2011, apontou que o crescimento do volume destes produtos nas lojas é de 15% a 20% nos últimos anos. No Brasil, os orgânicos respondem por 0,54% do faturamento do setor e cerca de 27% dos supermercados comercializam estes produtos. A pesquisa, realizada pela Abras em conjunto com a Nielsen, teve a participação de 679 empresas.

Iapar apresenta novos cultivares de mandiocaCultivo de mandioca está perdendo espaço para cana-de-açúcar