SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Mandioca pode substituir trigo na gastronomia

Raiz é amplamente utilizada no programa Cozinha Sesi para combater a desnutrição no País

Pesquisadores apontam que a mandioca pode ser muito bem explorada na área gastronômica, já que reúne inúmeras possibilidades de utilização, sendo muito nutritiva e podendo substituir inclusive o trigo em muitas preparações. A nutricionista e chefe de cozinha Neide Rigo destacou a vantagem da raiz em relação ao trigo em alguns pratos, como o bolo de cenoura feito com farinha de mandioca em vez da farinha de trigo. "Essa fórmula interessante é de extrema importância para os celíacos, que têm resistência ao trigo", afirmou.

Neide ensinou, também, como aproveitar tapiocas velhas para fazer pão de mandioca. "A tapioca, feita à base de mandioca, pode ter muitas variações para servir. Uma delas é transformar uma tapioca velha em pão. Para isso, basta a gente picar e umedecer as tapiocas velhas", revelou. "Outra receita interessante é usar a massa da mandioca para fazer bolinhos recheados com camarão e peixe. São experiências que dão muito certo na cozinha", enfatizou.

Por suas características nutritivas, a mandioca é amplamente utilizada no Sesi Cozinha Brasil, um programa de caráter social que ensina receitas simples e de baixo custo à população de trabalhadores e seus dependentes. A partir de oficinas, palestras e orientação nutricional, os interessados aprendem desde métodos corretos de manipulação de alimentos até formas de aproveitamento integral de talos, folhas, ramas e sementes.

O objetivo do Cozinha Brasil é reduzir números de desnutrição, promovendo cursos sobre como utilizar métodos corretos de produção, processamento, conservação e consumo de produtos alimentícios. Além de ajudar a reduzir o desperdício na preparação dos alimentos, o Cozinha Brasil busca, ainda, conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e saudável.

Bons preços antecipam colheita da mandiocaPresidente avalia 2011 como um bom ano para os produtores de mandioca