Rua Severo de Almeida, 954
83880-000 - Rio Negro/PR
www.simovem.ind.br
simovem@simovem.ind.br
(47)
3645-3520
(47) 3641-6407
A preocupação com a crescente informalidade no setor, novidades sobre o projeto Brazilian Furniture e as novas possibilidades para os produtores moveleiros foram debatidas durante a primeira reunião de 2015 da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), realizada em Curitiba no fim de fevereiro.
Criado em 1998, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o projeto Brazilian Furniture tem como proposta a capacitação das empresas brasileiras para a inserção no mercado internacional. Em 2014, o projeto contou com a participação de 48 empresas dos segmentos de móveis para cozinha, salas, dormitórios, estofados, alta decoração e escritórios. Os mercados-alvo trabalhados foram Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, França, México, Panamá e Peru.
Um estudo interno sobre a informalidade crescente no setor, porém, está chamando a atenção das entidades representativas. O presidente da Abimóvel, Daniel Lutz, se mostra preocupado. “Temos em mãos um material muito rico, que merece uma avaliação mais profunda. Precisamos pensar no que pode ser feito a respeito, sem que ninguém saia prejudicado. Não queremos a exclusão, mas a profissionalização de todos, para que o setor ganhe mais força”, avaliou Lutz.
Participaram do encontro representantes de sindicatos do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.
Com informações da Agência Fiep